Reciclagem de Papel
O papel faz parte do nosso dia a dia, mas quando descartado de forma incorreta gera grande volume de resíduos e sobrecarrega os aterros sanitários. A reciclagem é a solução: um processo que coleta, separa e transforma o papel usado em novos produtos, como embalagens, papelão, papel higiênico e até materiais de construção.
A sociedade brasileira no campo da reciclagem se encontra numa fase inicial, carecendo de maior consciência sobre a importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos. Especificamente tratando da coleta e reciclagem de papel, nas suas diferentes formas, observa-se uma contribuição muito baixa da população, devido ao reduzido valor agregado deste insumo e a difícil manipulação e seleção im deste resíduo. Em 2012, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) ligada à Associação Brasileira de Papel e Celulose (BRACELPA), a taxa de recuperação de papel era de 45,7%, cerca de 7.000 toneladas (IBÁ, 2014).
A reciclagem, conforme descrito pelo Recicla Sampa (2020), é um processo baseado na coleta de resíduos de produtos utilizados ou obsoletos, os quais podem ser reutilizados e transformados em novos produtos, como papel, papelão, plástico, vidro, metal. A reciclagem de papel, por exemplo, é fundamental, especialmente por reduzir o volume levado aos aterros sanitários, onde demoram muito mais para se decompor e podem liberar o gás poluente metano, um dos responsáveis pelo aquecimento global, de acordo com o Recicla Sampa (2021). Entre os principais benefícios estão: Conservação das florestas; Menor consumo de energia; Redução da emissão de gases de efeito estufa; Diminuição do volume de lixo nos aterros; Estímulo à economia circular.
O estudo foi realizado a partir de pesquisas em artigos, sites e outros documentos para nos baseamos nos dados de recuperação de papel. Com base na pesquisa, foi possível estimular os alunos a realizarem a confecção de objetos a partir de papel e papelão, através do processo de reutilização/reciclagem.
Para melhor observação dos dados sobre a conscientização e reciclagem do material antes e depois da implementação dos objetos confeccionados, foi gravado um vídeo a respeito da importância da reciclagem do papel, para preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida em busca de um ambiente sustentável.
Da pesquisa realizada, pode-se concluir que a oficina de reciclagem de papel funcionou como uma importante ferramenta para a conscientização ambiental dos alunos a respeito da preservação do meio ambiente e como instrumento de capacitação de indivíduos para a prática da reciclagem. Para que funcione, é essencial a conscientização da população para separar o papel limpo do contaminado e colaborar com a coleta seletiva. Assim, garantimos menos poluição, mais preservação e um planeta sustentável para todos. Reciclar é preservar a vida e o futuro!