Robótica Sustentável Com e-LIXO

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Alunos trabalhando no projeto E-lixo

A robótica sustentável é uma forma de utilizar componentes eletrônicos que seriam descartados (resíduos eletrônicos ou e-lixo), para criação de novas tecnologias. A iniciativa busca conscientizar a comunidade sobre a reciclagem, enquanto desperta o interesse de crianças e jovens por ciência e tecnologia de forma lúdica. O objetivo é mostrar que, por meio dos pilares da robótica (mecânica e eletrônica), é possível criar, aprender e contribuir para um futuro mais sustentável, reciclando e-lixo.

A metodologia se dividiu em três etapas: pesquisa bibliográfica sobre resíduos eletrônicos (e-lixo), coleta de materiais recicláveis, como sucata eletrônica e fios; desmontagem cuidadosa desses itens para reaproveitar componentes; e, por fim, a montagem dos protótipos, onde os componentes e circuitos elétricos são integrados à estrutura reciclada para criar brinquedos que simulam eletrodomésticos: ventilador, micro-ondas e máquina de lavar.

Este projeto foi desenvolvido nas aulas de eletrônica e elétrica básica sob a supervisão da professora Leila Maria durante o primeiro semestre de 2025. Foram trabalhados os conceitos de circuitos elétricos simples e alguns componentes eletrônicos. Através da conscientização sobre o descarte desses componentes montamos uma tabela com alguns metais e seus impactos socioambientais.

Metais Impactos Socioambientais

  • Cobre (condutores): hepatite e distúrbios neurológicos
  • Chumbo (solda): altamente tóxico, causa câncer, contamina solo e água
  • Lítio (baterias): extração consome muita água e destrói ecossistemas locais
  • Mercúrio (lâmpadas): afeta o sistema nervoso central, pulmão e rins

O trabalho demonstrou que a reciclagem de e-lixo é uma solução viável e criativa para a problemática ambiental, transformando componentes que seriam descartados em brinquedos com valor educacional. A metodologia aplicada, que envolveu a pesquisa, coleta e desmontagem de sucata eletrônica para a posterior montagem de protótipos, não apenas comprovou o potencial de reaproveitamento de materiais, mas também serviu como uma forma de promover a educação ambiental.