Desenvolvimento do Site do Ecomuseu Digital de Sapeaçu
Este projeto visa criar um Ecomuseu Digital Escolar Sobre Sapeaçu, com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e natural da cidade. A iniciativa busca ir além da ideia tradicional de museu, utilizando o conceito de ecomuseu para focar no território e na comunidade como um todo e buscando trazer ideias ou projetos que tivesse a sustentabilidade e inovações tecnológicas, configurando-se como produto da Feira de Ciências do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas.
O Ecomuseu se baseia na construção de um acervo patrimonial a partir de iniciativas culturais, científicas e ambientais da comunidade local, tendo os estudantes como os principais responsáveis por essa construção. Nesse contexto, a Feira de Ciências se torna um espaço para apresentar o patrimônio local por meio de projetos científicos, expressando a sistematização dos conhecimentos produzidos pelos estudantes, com a orientação dos professores.
Ao conceber o referido projeto como laboratório de pesquisa e conservação do território local, os estudantes foram convidados a coletar dados e mapear as iniciativas ambientais da cidade, bem como a propor soluções sustentáveis para a mesma, compartilhando suas produções na Feira de Ciências, ao passo que também as compartilham por meio de uma plataforma digital com fotos, vídeos, depoimentos e textos.
Os estudantes do terceiro ano do curso técnico em informática matutino criaram o designer do ecomuseu virtual na forma de um site e também um totem físico. A plataforma digital, desenvolvida com HTML, CSS e JavaScript, demonstra o uso prático de suas habilidades em programação web.
A criação do site foi dividida em três fases:
- Planejamento: O grupo utilizou a ferramenta Canva para desenhar a estrutura, o design e o layout da plataforma.
- Desenvolvimento: Com base no protótipo, os estudantes codificaram o site, implementando funcionalidades como o menu de navegação, o carrossel de imagens e o rodapé.
- Testes e Ajustes: Após a codificação, o grupo realizou testes para identificar e corrigir possíveis erros, garantindo que a plataforma funcionasse corretamente em diferentes dispositivos.
- Publicação: Finalmente, o site foi publicado online, permitindo que todos pudessem acessar e explorar o Ecomuseu Digital de Sapeaçu.
É possível inferir que a experiência demonstra que é viável produzir conhecimentos na escola e integrar conhecimentos técnicos a temáticas relevantes, como a que orienta o conceito do ecomuseu. O Ecomuseu Digital de Sapeaçu representa um avanço na preservação da cultura local. Ele amplia o acesso à história do município, fortalece a identidade comunitária e contribui para a educação patrimonial.